20 fevereiro, 2012

DC-3 DE ALTA FLORESTA, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR CANARANA

A partir do segundo semestre de 2009, os alunos das escolas de Alta Floresta começaram ter aulas dentro de um avião. A aeronave em questão é um modelo Douglas DC-3 (foto acima), que hoje é patrimônio histórico da cidade. O avião, que está localizado na Praça da Cultura, conta com uma sala de instrução histórica para informar aos estudantes como ocorreu o processo de colonização do município.
A aeronave tornou-se patrimônio histórico em função de uma parceria entre o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Procuradoria de Justiça, e a Prefeitura Municipal. De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, o Douglas DC-3, faz parte da história de Alta Floresta. “Quando soube que o avião seria doado ao Museu da TAM, em Marília (SP), entrei em contato com os proprietários William José de Lima e Wilson Clever Lima, que fizeram a doação da aeronave ao município”, explica o promotor.
Com isso, foi criada uma comissão, coordenada pelo Ministério Público, para acompanhar a restauração da aeronave. Para a reforma, foram utilizados recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho (MPT), de transações penais do Juizado Especial e da Prefeitura Municipal. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 80 mil. A aeronave recebeu nova pintura, vidros nas janelas, reforma da cabine, instalação de equipamentos, construção de assoalho e das poltronas, além de novos pneus. Hoje, o avião pode ser visitado pela população, no centro da cidade.
Construído nos Estados Unidos, o Douglas DC-3 fez seu primeiro voo em 1935. Além de participar da II Guerra Mundial, a aeronave foi responsável pela integração nacional no Brasil, principalmente nas décadas de 1950 e 1960, sendo utilizado inclusive, pelo presidente Juscelino Kubitschek. Em Alta Floresta, dois modelos da aeronave participaram intensamente da história regional no período de 1980 a 1985, no trasporte de pessoas, mercadorias e cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário