15 março, 2010

LEI NO SUL PROIBE CELULARES E MP3 EM ESCOLAS


Rio Grande discute o uso de celular e afins em sala de aula. O projeto de lei do vereador Delamar Mirapalheta (PDT), que veta celulares, aparelhos de MP3 e similares nas 64 escolas da rede municipal, está na pauta de hoje da Câmara local. Se aprovado e sancionado pelo prefeito, 21 mil alunos retomam aos estudos na segunda-feira com a nova norma em vigor.
A proposta exige que os aparelhos fiquem desligados nos horários de aula. Ela é inspirada em projeto similar do deputado federal Pompeu de Matos (PDT), com abrangência federal. No entanto, não estabelece penalidades. A regulamentação ficará a cargo do prefeito Fábio Branco (PMDB).
- Conversei com professores, coordenadores e pais de alunos. Ficou claro que o celular e o MP3 dispersam os alunos e tumultuam o trabalho dos professores – defende o vereador Delamar Mirapalheta.
O assunto já esteve em destaque nas escolas públicas da rede estadual. Uma lei de dezembro de 2007, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini (PDT), sancionada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) em janeiro de 2008, exige que os celulares fiquem desligados durante as aulas. A norma vigora, porém, segundo a Secretaria da Educação gaúcha, cada escola é independente em sua forma de fiscalizar e punir.
É um assunto polêmico. Tem quem considere o celular e o MP3 incompatíveis com a sala de aula, mas há quem defenda o celular no silencioso. O certo é que nas turmas, quase totalidade dos estudantes possuem celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário