02 junho, 2009

MORRE O PIONEIRO E DESPORTISTA DE CANARANA, EDEMAR PARZIANELLO



Edemar, conhecido como Nego Parzianello, nasceu dia 08 de setembro de 1943 em Tenente Portela – RS. Filho de Abílio e Dora, tinha cinco irmãos: Adelar, Neiva, Tereza, Venilde e Vane. As duas últimas já falecidas.
Durante 45 anos viveu seu matrimônio com Lucilda Roewer, falecida dia 24 de abril de 2003. Dessa união nasceram os filhos: Ivair, Jane(falecida em 1981), Dionara e Graziela. Contava também com cinco netos.
Edemar José Parzianello foi um dos 80 primeiros colonizadores de Canarana, participando do Projeto de Colonização liderado por Norberto Schwantes e seu cunhado Orlando Roewer. Aqui chegou no dia 10 de setembro de 1972. Durante alguns meses morou embaixo de lona no acampamento da Vila Sucuri. Posteriormente construiu sua residência na Segunda Agrovila, onde era proprietário do lote número 63. Durante todos esses anos trabalhou com lavoura e criação de gado.
Além de trabalhador e pai de família, Edemar se destacou como um dos principais dirigentes do esporte do município de Canarana. Em 1975, logo após ter construído sua residência, abriu em sua propriedade um campo de futebol. Criou então o Time da Segunda Agrovila. Posteriormente esse clube mudou o nome passando a ser chamado de Esporte Clube Canarana.
Em 1990 criou o Esporte Clube Veterano, time que defendeu até o fim da sua vida e que inclusive está participando do campeonato municipal de futebol de campo. Em reconhecimento a sua grande contribuição ao esporte do município, Ademar Parzianello deu o nome a uma edição do Copa Canarana de Futebol.
Edemar José Parzianello faleceu na última segunda-feira, dia 1º de junho na cidade de Ribeirão Preto aos 65 anos de idade. Deixa a todos os familiares, amigos e conhecidos o seu testemunho de trabalho, honestidade e dedicação pelos interesses da comunidade. A história de Canarana deverá ter em seus anais, que ficarão para as futuras gerações, o registro do nome de Ademar José Parzianello como um grande vulto e exemplo de dedicação pelo esporte comunitário, de maneira especial, o futebol de campo, que é o esporte mais popular do planeta.
Edemar, que carinhosamente costumamos te chamar de Nego Parzianello, vá em paz, que nós vamos ficar torcendo na certeza que terá um lugar garantido no time de Deus, no grande certame da eternidade.

2 comentários:

  1. Estamos precisando de umparceiro aí em Canarana para melhorar a cobertura de notícias dessa cidade.
    Um abraço do Kassu

    aguaboanews@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. vc teria informações sobre esses seguintes times de canarana?

    -ESPORTE CLUBE MATINHA-DA VILA MATINHA
    -ESPORTE CLUBE SÃO BENTO


    Se tiver algo,por favor me responda no meu e-mail:

    jmartins1943@uol.com.br

    ResponderExcluir