26 maio, 2011

CANARANA FEZ UMA GRANDE FESTA PARA A SUA PADROEIRA

A Festa da Padroeira de Canarana, realizada no dia 22 de maio de 2011, foi uma das maiores dos 32 anos de história da Paróquia Nossa Senhora auxiliadora. A festa foi precedida de uma novena que iniciou no dia 13 de maio, onde participaram os movimentos e pastorais da comunidade. No dia da festa, a programação começou com uma carreata e cavalgada, desde o Auto Posto Alvorada, saída para Água Boa. Na chegada junto a Igreja Matriz um avião jogou uma chuva de pétadas de rosas em homenagem a Padroeira. Em seguida foi celebrada a missa festiva presidida pelo Pároco Pe José Lourival Taveira, ocasião que aconteceu a coroação da imágem, neste ano feita pela Irmã Clélia Festa, do Instituto Jesus Maria José, que neste ano celebra 25 anos de presença em Canarana. Seguiu-se o almoço festivo com animação da Banda Reprizes, leilões, jogos e sorterio de uma rifa tendo uma moto como primeiro prêmio.
 


16 maio, 2011

Fonte Boa : Torre da rádio comunitária amanhece no chão‏

O prefeito An­tonio Fer­reira do mu­nicípio de Fonte Boa, está sendo acu­sado da au­toria de um aten­tado prat­i­cado contra a emis­sora de Rádio Co­mu­nitária da ci­dade. Se­gundo in­for­mações, em vir­tude das críticas que são feitas contra a sua ad­min­is­tração, pela emis­sora, prin­ci­pal­mente, sobre a malver­sação do din­heiro público, provo­cando o atraso de paga­mento dos salários dos servi­dores mu­nic­i­pais, ele teria man­dado der­rubar a torre de trans­missão da Rádio Co­mu­nitária, que aman­heceu, hoje, no chão. (Do cor­re­spon­dente Kennedy Lyra)

Fonte: Blog da Floresta
- João Ricardo de Andrade - Santa Rita do Trivelato - MT - Fone: (65) 8472-7501

05 maio, 2011

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO PADRE QUE TRABALHOU EM CANARANA EM 1990

Um batismo que mudou a história
Com cara de bravo, como a de um legítimo padre linha dura,  Nilson Bueno, 46 anos, recebe a equipe de reportagem do Diário. Ele deixou o ministério há quase 18 anos, depois de três em  exercício em uma paróquia rio-pretense. Lílian Roberta Ferreira, 39 anos, exerceu na vida do sacerdote o mesmo papel que ele  tinha na vida de paroquianos: disponibilidade para ouvir. "Meu   pai foi a pessoa que mais me apoiou quando decidi entrar para o  seminário. Durante toda a minha caminhada de formação, esteve ao meu lado. Depois que fui ordenado, ele morreu. Então surgiu a  Lílian que me dava apoio, pois me sentia muito sozinho", diz Bueno. Abandonar o ministério, para Bueno, no entanto, não foi um processo longo e acompanhado como o de Valle. Ele e a atual mulher envolveram-se quando ainda estava na paróquia. Desse envolvimento, Lílian ficou grávida. Bueno viu-se dividido entre  a Senhora Romana e a mulher e o filho que estava por vir.
"Disse ao bispo, na época, que faria o que ele mandasse. Então, me transferiram para uma paróquia no Mato Grosso", lembra o padre casado. Lílian permaneceu em Rio Preto. Depois de alguns meses, a celebração de um batismo mudou o rumo da história. "Um dia, eu fazia um batizado e disse para o pai da criança que ele teria de assumi-la e ser responsável por ela ao longo de toda a vida. Era incoerente. Eu não estava fazendo isso por meu filho. Em novembro de 1990 informei ao bispo que deixaria o ministério", lembra Bueno. O padre casado, no entanto, não pediu dispensa ao Vaticano. Bueno acredita que um dia a Igreja o aceitará de volta como sacerdote. "Eu tinha de dizer ao Vaticano que me ordenei sem consciência para ter a dispensa. Eu sabia o que queria quando decidi pelo sacerdócio, fiz uma escolha. Se a Igreja quiser determinar para mim qualquer trabalho, eu vou.  Acredito que ela vai evoluir nesse sentido, tanto que não pedi a dispensa."
Publicado no Jornal Diário de São José do Rio Preto, 17 de fevereiro de 2008

01 maio, 2011

SANFONEIRO MIRIM SE APRESENTOU NA RÁDIO COM APENAS DOIS MESES DE AULAS

O jovem sanfoneiro Lucas Röhrig, neto do casal Levino e Harti Röhrig, se apresentou no Programa da Fundação Pró-Memória de Canarana na Rádio Comunitária Vida Nova FM, no sábado dia 30 de abril de 2011. O que chamou atenção é que o novo sanfoneiro de gaita de botão teve apenas dois meses de aula com o sanfoneiro Abade Braga e já apresenta um desempenho espetacular. Lucas está com 11 anos de idade e promete ser um grande artista, em função da facilidade com que assimila o instrumento musical.