15 abril, 2011

MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS FARMACÊUTICAS

A manipulação de fórmulas farmacêuticas é uma atividade antiga e que permite ao farmacêutico desempenhar seu papel diante da sociedade, assistindo ao paciente de forma individualizada e não coletiva, uma vez que as fórmulas manipuladas são prescritas conforme a individualidade do paciente, de acordo com suas necessidades terapêuticas particulares.
Pode-se dizer com segurança que o Brasil desenvolveu um modelo de farmácia magistral sem paralelo em todo o mundo.”
A história mostra que, desde o inicio dos tempos, as profissões do médico, odontólogo e farmacêutico estão intimamente relacionadas. A medicina começou a ser praticada no Egito, por volta de 4600 A.C. No Brasil, com a chegada da Família Real e a Corte Portuguesa, foi fundada a primeira escola de medicina e farmácia, onde médicos e farmacêuticos tinham a mesma formação, como a manipulação e a terapêutica médica.
A manipulação de medicamentos no Brasil confunde-se com a história da farmácia neste país, uma vez que foram os Jesuítas que trataram de instituir as primeiras enfermarias e boticas em seus colégios. Nestas boticas, os Jesuítas dispensavam drogas e medicamentos vindos do velho continente, bem como preparavam remédios com plantas medicinais nativas baseados nos conhecimentos dos velhos pajés. A transformação das boticas em farmácias não foi nada fácil. Até meados de 1886, os farmacêuticos e boticários, habilitados ou não, tinham pouca diferença no conceito da média da população e pelos legisladores da época, com poucos conhecimentos sobre a profissão farmacêutica.
Após a segunda guerra mundial, com o estabelecimento das primeiras indústrias farmacêuticas no Brasil, a manipulação de medicamentos foi perdendo terreno, restringindo-se aos ambientes hospitalares e a algumas poucas farmácias. A partir da década de 70, principalmente no Rio Grande do Sul, houve o ressurgimento das farmácias de manipulação como atividade restrita do profissional farmacêutico e, no limiar da passagem do século, aconteceu um crescimento vertiginoso desta atividade, com significativo aumento em todo o país do número de farmácias de manipulação, felizmente também acompanhado de crescimento técnico-científico dos farmacêuticos e a incorporação de modernas farmacotécnicas aplicadas arte e ofício de criar medicamentos individualizados, na dose certa, na forma farmacêutica mais apropriada.
Pode-se dizer com segurança que o Brasil desenvolveu um modelo de farmácia magistral sem paralelo em todo o mundo, com muitas farmácias de manipulação com mais de 20 anos de experiência e com um grau de qualidade e segurança próprios ao segmento, utilizando-se de técnicas e equipamentos modernos, desenvolvidos especialmente para a manipulação em pequena escala. Programas de computador especializados para a atividade proporcionam rapidez e segurança, uma vez que podem disponibilizar informações aos farmacêuticos sobre dosagens, incompatibilidades, interações medicamentosas, efeitos adversos, farmacodinâmica, além de manter um histórico de todo o tratamento dos pacientes. Para atestar esta qualidade e o amadurecimento do setor, basta constatar que o número de farmácias de manipulação já certificadas pelo sistema de gestão da qualidade ISO 9001 já supera os números obtidos pela indústria farmacêutica no Brasil.
Entre as vantagens que podem oferecer os medicamentos manipulados pode-se destacar:
- Maior adesão ao tratamento farmacológico, com a possibilidade da associação entre vários fármacos, diminuído o número de cápsulas que tem que ser ingeridas.
- Doses adequadas ao peso/idade dos pacientes, diferentes das colocadas a disposição pela indústria de medicamentos.
-  Custo mais baixo.
- Possibilidade de ajuste de doses/concentrações ou mudança de apresentação de medicamentos industrializados, de modo a melhorar a adesão e a efetividade do tratamento.
Agora Canarana pode contar com uma farmácia de manipulação A Pharma Formula localizada à Av Paraná, 351 centro atendendo das 7:30 as 18:30 hs , telefone 3478 3812.
Comercializando medicamentos alopáticos (químicos), fitoterápicos (plantas), florais de Bach, cosméticos e dermocosméticos em geral e uma linha de perfumaria para melhor atender seus usuários.
Atendendo a formulações personalizadas e direcionadas ao usuário de acordo com a sua necessidade e prescrição medica.
Profissionais farmacêuticos que prestam assistência e atenção farmacêutica em período integral, proporcionando um maior esclarecimento visando um melhor resultado do tratamento.
A manipulação é feita por profissionais farmacêuticos capacitados e habilitados, com matérias primas testadas e lados de procedência com fornecedores qualificados, contando com um controle de qualidade rígido para proporcionar ao usuário confiança e acima de tudo bem-estar.
Venha conhecer a Pharma Formula . A farmácia de manipulação mais próxima de você.
                Adalgiza lgnacio CRF 3501
                Farmacêutica e Proprietária da Pharma Formula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário