30 outubro, 2009

CANARANA SEDIOU AUDIÊNCIA PÚBLICA REGIONAL


A cidade de Canarana sediou hoje (30.10), uma audiência pública que discutiu sobre o asfaltamento das MT´s 020, onde a federalização da MT-326 e a construção da ponte sobre o Rio das Mortes também constou na pauta requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).
A MT-020 liga Canarana aos distritos do Garapú e Culuene, seguindo até Paranatinga. São 270 quilômetros entre os dois municípios. Com o asfaltamento os municípios de Cocalinho, Água Boa, Nova Nazaré, Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte e Nova Xavantina também serão beneficiados. E mais 12 cidades poderão usufruir do benefício. São elas: Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica e São José do Xingu. A distância entre essas cidades e Cuiabá diminuirá em 210 km.

Para o suplente de deputado federal Eduardo Moura o principal impacto do asfaltamento da MT – 020 será o encurtamento da distância da região do Araguaia com a capital do Estado. “Vamos ver se a gente consegue transformar Cuiabá de fato a capital da região. Além disso, vamos ter o benefício de produção agrícola, benefício de transporte de doentes, de ônibus de escolas e enfim, todos os benefícios sociais quando se existe asfalto” disse Moura.
Sobre a federalização e o asfaltamento da MT-326 e a construção da ponte sob o Rio das Mortes, Moura disse que a MT – 326 está em processo de federalização para transformar na BR 251. “Isso acontecendo, a construção da ponte irá acontecer, assim como a construção sobre o rio Araguaia que ligará Cocalinho ao Goiás. Com isso, vamos ter um enorme benefício para a região, onde o escoamento da produção será beneficiada, e ainda, teremos uma redução do preço do frete de calcário”, explicou Eduardo.
Para o deputado Adalto de Freitas a construção de uma ponte com 400 metros de comprimento sob Rio das Mortes é fundamental para ligar Cocalinho à Nova Nazaré. “Atualmente, a passagem é feita por meio de uma balsa, que funciona há 30 anos. Além disso, o tráfego de veículos pesados transportando grãos e calcário aumentou e já não é possível fazê-lo por meio apenas da embarcação” disse o deputado.
No discurso de abertura dos trabalhos, o prefeito de Canarana declarou que o governador já havia feito uma grande obra, que era o início do projeto da MT-020 ligando Canarana com Paranatinga. Walter Lopes Faria disse ao mesmo tempo, que isso, nem os deputados estaduais sabiam, criticando a Assembléia Legislativa. Para ele, o processo de federalização da rodovia do calcário é projeto para daqui a 20 anos. Para resolver o problema imediatamente, Faria reivindicou o deslocamento de uma patrulha mecanizada do governo do estado, que fique sob a coordenação da prefeita Railda de Nova Nazaré. Segundo Walter, essa patrulha ficaria apenas para promover a recuperação da MT-326 desde Água Boa até Cocalinho. Walter Faria entende que se isso não for feito, nunca vai resolver o problema da estrada. Atualmente, segundo Walter, a patrulha do Codema (Consórcio Regional de Desenvolvimento) demora um ano para voltar para o mesmo município.
O presidente da Assembléia Legislativa criticou a postura do prefeito de Canarana. José Riva desmentiu Walter Faria, afirmando que a Assembléia tinha conhecimento dos projetos rodoviários e participou ativamente no encaminhamento das propostas. Riva criticou a postura política do prefeito de Canarana, que não deveria ser seguida por outros líderes da região. O parlamentar começou seu discurso falando que a rodovia do Calcário também é preocupação do governador, especialmente pelo transporte de calcário que abastece todo o Araguaia. Ele afirmou que é preciso lutar pela federalização da MT-326, afirmando que todos os políticos estão comprometidos com a causa. O parlamentar do PP declarou ainda que a MT-020 deve ter início efetivo das obras de asfalto no ano que vem, para numa primeira etapa, atingir 45 km, ligando com Garapu, Culuene e São José do Couto, distrito de Campinápolis.
Para o presidente da câmara de Nova Xavantina Manoel José da Silva, o Branquinho, a MT – 020 beneficiará o baixo Araguaia, mas Nova Xavantina perderá muito com essa MT – 020, uma vez que, a população do baixo Araguaia não vai passar mais dentro de Nova Xavantina para ir para Cuiabá, e Água Boa poderá ser a nova cidade pólo do Araguaia.
O debate que reuniu representantes das cidades circunvizinhas, aconteceu no Centro de Tradições Gauchas (CTG), onde além dos prefeitos da região, vereadores e secretários municipais, também marcaram presença representantes do Governador do Estado, deputados federais, senadores, Famato, Fiemt, Fetagri, sindicados e produtores.(Notícia publicada pelo site NX Notícias)

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