02 agosto, 2011

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VIDA NOVA DE CANARANA COMEMOROU 13 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

CONFIRA ALGUNS DADOS HISTÓRICOS DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VIDA NOVA DE CANARANA

A Associação Comunitária Vida Nova de Canarana foi criada em Assembléia Geral no dia 01 de agosto de 1998. A iniciativa de criar a associação partiu de um pequeno grupo ligado a Igreja Católica tendo à frente os Srs: Nilvo Vicente Colling, Gema Favreto Colling, Guido Afonso Rauber e Domingos Finato.
         Os seus estatutos foram  registrados no Cartório de 1° Ofício pela oficial Ledi Maria Rabuske no dia 17 de agosto de de 1998. Posteriormente obteve o registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do Ministério da Fazenda.
         Sua primeira diretoria teve os seguintes membros: presidente: Nilvo Vicente Colling; vice-presidente: Padre José Telles de Deus; 1° secretário: Domingos Finato; 2ª secretária: Irmã Maria da Silva Maciel; 1° tesoureiro: Justino Inácio Thomas; 2° tesoureiro: Olavo Inácio Simon; diretor de esportes: Gema Favreto Colling; diretor de comunicação: Guido Afonso Rauber; conselho fiscal titular: João Ademar Rhoden, Jair Fernando Schäfer, Terezinha Finato Favreto, Josuel Olegário dos Santos, Marilaine Dell´Osbel e Paulino Anísio Linck; suplentes do conselho fiscal: Irmã Estela Catarina Piazza, Irineu Lúcio Ten Caten e Gorette Aparecida Pelegatto de Carvalho.
         A Associação Comunitária Vida Nova de Canarana foi declarada Entidade Civil de Utilidade Publica Municipal através do projeto de lei n° 010/99 de 30 de abril de 1999 assinado pelo prefeito Darci Jesus Romio. O projeto de lei foi encaminhado pela Vereadora Madelaine Terezinha Stragliotto.
         Em função do falecimento do Sr. Nilvo Vicente Colling em 10 de julho de 2000, a associação realizou uma assembléia geral no dia 01 de agosto de 2000 onde foi eleito como presidente o Sr. Guido Afonso Rauber. Em 31 de outubro de 2002 em uma nova Assembléia Geral o Sr. Guido Afonso Rauber foi reeleito para mais um mandato de dois anos. Em 18 de junho de 2005, em Assembléia Geral realizada para eleição de uma nova Diretoria, assumiu como presidente o Sr. Domingos Finato, posteriormente reeleito nas Assembléias Gerais dos dia 28 de julho de 2007 e 01 de agosto de 2009. A atual diretoria foi eleita na Assembléia Geral do 15 de junho de 2011 e conta com os seguintes membros: Presidente: Olmar Goldoni, Diretor Administrativo: Olenir Bernardi, Diretor de Operações: José Altemir Ortolan, CONSELHO COMUNITÁRIO: Arno Jacó Kreutz, do Movimento Mais Araguaia; André Knecht, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; José Mitielo Benitez Corrêa, do CTG Pioneiros do Centro-Oeste; Frederico Guilherme Graffunder, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Francisco Dell´Osbel, da Fundação Pró-Memória de Canarana; Gema Favreto Colling, do Centro Cultural e Artístico de Canarana; Jocemar Roberto Sangaletti, do Esporte Clube Canarana; Maria da Silva Maciel, da Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José; Nesio Donato Monteiro, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Missão Independente; Rubi Spricigo, da Associação Comercial e Empresarial de Canarana – ACECAN e Padre José Louriva Taveira, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
         A Associação Comunitária Vida Nova de Canarana, neste 01 de agosto de 2011, completa 13 anos de existência. Esta associação foi criada tendo como principal objetivo executar serviço de radiodifusão comunitária, beneficiando a comunidade com vistas a: Dar oportunidade a difusão de idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade; oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social; prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário; contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislação profissional vigente e permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão da forma mais acessível possível.

         TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE OUTORGA DA RÁDIO VIDA NOVA
            O encaminhamento do pedido de licença para execução do serviço de radiodifusão comunitária aconteceu dia 30 outubro de 1998. Foi assinado pelo então presidente Nilvo Vicente Colling e foi protocolado na Delegacia do Ministério das Comunicações de Cuiabá em 24 de novembro de 1998. Posteriormente foi encaminhado para o Ministério da Comunicações em  Brasília.       
         Com a publicação do aviso de habilitação nº 4 de Radcom, publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de maço de 1999 Canarana foi contemplado com o canal 285. Por falta de informações adequadas não foi apresentada a documentação necessária. Os prazos venceram e o processo da Associação Vida Nova acabou sendo arquivado.
         Depois de muita espera sem saber da situação do processo em 18 de julho de 2005 foi feito um pedido de desarquivamento ao Ministério das Comunicações. O pedido foi aceito e novas exigências tiveram que ser preenchidas.   O processo voltou a tramitar no dia 03 de agosto de 2005 no Serviço de Expedição de Documentos de Radiodifusão Comunitária chegando na Coordenação Geral de Assuntos Jurídicos de Comunicação Eletrônica no dia 13 de setembro de 2006.
          Após o encaminhamento de toda a documentação exigida por lei o processo foi finalmente aprovado pelo Ministério das Comunicações.  A publicação da outorga que autoriza a execução do serviço de radiodifusão comunitária durante dez anos foi feita pela portaria número 1000, de 30 de novembro de 2006 e publicado no Diário Oficial da União do dia 06 de dezembro de 2006.
         O processo seguiu para o Gabinete da Casa Civil, que após as devidas análises foi encaminhado para a Câmara Federal dos Deputados no dia 19 de abril de 2007, onde após tramitação junto às comissões, foi aprovado pelo plenário no dia 13 de abril de 2007. Conforme manda a legislação, três meses após a entrada do processo na Câmara Federal, o Ministério das Comunicações pode liberar uma Licença Provisória. Essa foi assinada pelo Ministro das Comunicações Hélio Costa no dia 13 de agosto de 2007. A Rádio Vida Nova FM foi para o ar em caráter experimental no dia 11 de outubro de 2007 e em caráter definitivo no dia 30 de outubro de 2007. No dia 16 de dezembro de 2007 foi feita a festa de inauguração da rádio no Centro Auxiliadora.
Na publicação do Diário Oficial da União do dia 06/01/2010, Seção 1, pagina 1, foi publicado o Decreto Legislativo  Nº 2, de 2010 com o seguinte conteúdo: “Aprova o ato que outorga autorização à ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VIDA NOVA DE CANARANA para executar serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Canarana, Estado de Mato Grosso. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica aprovado o ato a que se refere a Portaria nº 1.000, de 30 de novembro de 2006, que outorga autorização à Associação Comunitária Vida Nova de Canarana para executar, por 10 (dez) anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Canarana, Estado de Mato Grosso. Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação. Senado Federal, em 05 de janeiro de 2010. Senador JOSÉ SARNEY, Presidente do Senado Federal. Após esse decreto a Rádio Vida Nova passou a ter licença para funcionamento assinada pelo Ministro das Comunicações Hélio Costa no dia 02 de fevereiro de 2010 tendo validade até 06 de janeiro de 2020.
Sem essa associação Canarana não teria a Rádio Vida Nova, que hoje conta já com 3 anos, 9 meses e 21 dias, totalizando 1385 dias de atuação dando uma importantíssima contribuição para a democratização da comunicação em nosso município e para o acesso às informações dos mais diferentes setores da sociedade.
Foi graças a Rádio Vida Nova, que foi conseguida através de longos anos de gestões junto ao Ministério das Comunicações, que foi feito um grande trabalho voltado a cultura, educação, saúde, evangelização, meio ambiente, história de Canarana e muitos outros assuntos de interesse público.
Foi graças a Rádio Vida Nova, que foi uma conquista da Associação, que diversos comunicadores tiveram seu espaço de trabalho, sendo contratados com carteira assinada e tendo os seus vencimentos para a própria sustentação e o ganha pão de suas famílias. São eles: Paulinho Alves Ferreira, Dirceu Luiz Egewarth, Cristian Finato e Clarice Brutscher, além das agentes administrativas que já passaram pela rádio: Ana Paula Kalkmann e Silviane Novatski. Tiveram sua oportunidade de exercer seu talento de comunicadores na Rádio Vida Nova, também diversos locutores voluntários.
Nesta data que a Associação Comunitária Vida Nova comemora seus 13 anos de sua fundação, queremos prestar nossa homenagem ao nosso Patrono e primeiro presidente, Nilvo Vicente Colling. Agradecer a todos que contribuíram com seu trabalho, com seu apoio e com sua audiência durante esses 13 anos de caminhada. A todos os nosso muito obrigado.

Um comentário:

  1. Olá. Sou Jomar de Sapiranga RS e estou auxiliando meu pai Mário para encontrar seu amigo Nésio que não vê a mais de vinte anos, se possível gostaria de fazer contato com ele. antonionetocardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir